Resultado de enquete sobre a Ambev

De junho à setembro de 2001, foi colocada no site www.marketingesportivo.cjb.net uma enquete, e aqui estão os resultados:

Você acha que a Ambev deveria estampar a marca de cerveja na camiseta da seleção brasileira?

Sim , afinal deve-se usufruir do contrato 24,55% (27 votos)

Não, pois a sociedade reprovaria 18,18% (20 votos)

Não , pois não é ético 20,00% (22 votos)

Sim, seria um retorno compensatório 8,18% (9 votos)

Não, o guaraná já tem um ótimo retorno 29,09% (32 votos)

Total: 110 votos

O site é visitado por profissionais, estudantes e interessados em marketing esportivo. Portanto, cremos que foi este público que participou da pesquisa.

A discussão do patrocínio de bebidas alcoólicas e tabaco sempre foi abordada no meio esportivo no mundo inteiro.A Ambev ao patrocinar a seleção brasileira gerou este tipo de questão.

Percebemos alguns resultados interessantes:

-32% dos votos apoiariam a inserção de marcas de cerveja no uniforme da seleção brasileira.

Obviamente, estes votos mostram que 1/3 (um terço) dos participantes apoiam a utilização do esporte para divulgação de bebidas alcoólicas.

-29% dos votos dizem que o guaraná já é um ótimo retorno.

Podemos interpretar que para estes, o guaraná estar vinculado ao futebol brasileiro já é sensacional. O guaraná é uma bebida típica brasileira, estando relacionado a seleção brasileira proveria esta parceria com uma sinergia enorme.Deste modo a exposição da marca guaraná ganharia maior exposição internacional, já que cerveja se tem no mundo todo.

-20% dos votos dizem que não seria ético.

Esse parte dos votos representa a posição dos que criticam o uso do esporte para a promoção de bebidas alcoólicas. O Esporte tem sua imagem vinculada à saúde, por isso ao utilizá-lo para promover produtos que prejudiquem o organismo, cria-se a impressão de que eles não são tão prejudiciais assim.

-24,55% acredita que se deve utilizar do contrato.

Acredita-se que o contrato entre a CBF e a Ambev prevê o uso de marcas de bebidas alcoólicas no vestuário da seleção brasileira.Estes votos mostram que 1/4 (um quarto)das pessoas que votaram acham que já que o contrato está assinado deve-se utilizá-lo de todas as formas.Esta maneira de agir é um pouco controvertida, pois nem sempre a opinião pública pode estar a seu favor, principalmente neste caso.

Conclusão: 32,73% a favor e 67,27% contra a Ambev estampar a marca de cerveja na camiseta da seleção brasileira.

Comentário enviado por participante:

"Tenho acompanhado os resultados e o que me parece é que as pessoas pensam que não é bom ligar a imagem da cerveja, como bebida alcólica, ao futebol. Me parece razoável."

Atenção !!!
Participe da próxima pesquisa sobre os efeitos dos atentados nos EUA no mercado esportivo. Acessando o site www.marketingesportivo.cjb.net