BCN ESPORTES

O PROBLEMA

O BCN - Banco de Crédito Nacional - foi fundado em 1929, e hoje ocupa a 12a colocação no ranking, segundo o patrimônio líquido. Vem investindo, desde a década de 70, no marketing esportivo como forma de fortalecer e consolidar sua imagem, divulgar sua marca e contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira como um todo. Começou investindo no boxe. Em 85, patrocinou o nadador Ricardo Prado e foi um dos responsáveis pela volta de Falcão ao futebol brasileiro. A partir de 1987, o Banco decidiu criar um programa regular, concentrando esforços de forma contínua.

O DIAGNÓSTICO

Nascia assim, o BCN Esportes, patrocinador do time feminino de basquete da Unimep de Piracicaba/SP. A idéia era vincular o banco a um esporte de grande potencial no país, a princípio através do investimento em equipes profissionais, para posteriormente passar a oferecer programas de iniciação esportiva - escolinhas - para crianças e adolescentes, difundindo a prática de esportes na sociedade. De patrocinador, o BCN tornou-se mantenedor da equipe e em 93, passou a atuar também no vôlei feminino, com a implantação de um núcleo em Guarujá/SP, por perceber que a modalidade poderia ter um grande crescimento no país, a exemplo do que já havia ocorrido com o vôlei masculino.

O PLANO

Nesse mesmo ano, foi criado oficialmente o BCN Esportes baseado em 3 princípios: formação, manutenção e difusão. A criação do Programa marcou a implantação dos Núcleos de Formação Esportiva de vôlei e basquete. Nesses núcleos, mantidos em parceria do BCN com as prefeituras, meninas de 11 a 17 anos, teriam à disposição quadras, material esportivo, professores, em suma, toda a estrutura necessária à iniciação ao vôlei e ao basquete.

A EXECUÇÃO

Em 96, com vistas à simplificação operacional e ao aumento do alcance social do projeto, o programa foi transferido de Piracicaba e Guarujá para Osasco/SP. Obedecendo aos princípios que orientam sua criação, o Programa BCN Esportes previa uma série de ações envolvendo o vôlei e o basquete: manutenção de equipes de basquete em Osasco (categorias adulta, juvenil, infanto-juvenil, infantil e mirim); manutenção de equipes femininas de vôlei de quadra em Osasco (categorias adulta, juvenil, infanto-juvenil, infantil, mirim e pré-mirim); manutenção de Núcleos de Formação Esportiva em Osasco, com apoio e infra-estrutura local, sob a diretriz geral do Programa de Núcleos do BCN. Os Núcleos de Formação Esportiva atendem a meninas de 11 a 17 anos, regularmente matriculadas em escolas públicas ou particulares, que têm seu desempenho escolar acompanhado durante toda a permanência no projeto.

OS RESULTADOS

As equipes BCN vêm obtendo resultados expressivos em torneios regionais, nacionais e internacionais, tendo grande destaque nos meios de comunicação. O retorno de mídia espontânea vem sendo nos últimos anos, cerca de 5 vezes o total investido pelo banco na manutenção de suas equipes. A torcida, no geral composta por jovens, veste, literalmente, a camisa do BCN. O banco vem aumentando a visibilidade de sua marca e fortalecendo sua imagem, tanto junto ao público externo quanto aos seus funcionários. Ao concentrar seus investimentos sociais no esporte, o BCN antecedeu, em vários anos, a tendência que hoje está se consolidando no mercado, de enfocar ações de marketing institucional como forma de maximizar os resultados obtidos.
No cenário brasileiro, em que se verifica uma permanência média de apenas 2 anos das empresas patrocinadoras e mantenedoras no apoio ao esporte, o BCN vem se notabilizando pela continuidade de suas ações, com mais de 10 anos de presença ininterrupta, numa trajetória de sucesso.