UFA e Fluminense: parceria de risco para a empresa

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2002, LANCE!

UFA e Fluminense: parceria de risco para a empresa

A empresa alemã se compromete a acabar, em três meses, com os atrasos de salários. Caso contrário, Fluminense tem direito a romper o acordo

Neste sábado, nas Laranjeiras, o presidente David Fischel reuniu os jogadores e prometeu pagar, até o dia 20, os salários de novembro, dezembro e o décimo-terceiro. Parte do alívio se deve à UFA Sports Sulamerica, nova parceira do clube.

O contrato pode ser dividido em duas partes. A primeira é uma solução emergencial. A empresa alemã, que deve viabilizar um empréstimo ao clube nos próximos dias, tem três meses para cobrir o déficit com atletas de todas as modalidades e funcionários do clube. Caso contrário, uma cláusula contratual permite ao Fluminense anular o contrato.

O empréstimo seria a solução mais simples, mas acarretaria na manutenção do peso da dívida nas costas do Fluminense, já que não está previsto nenhum aporte inicial de capital por parte da UFA. Para evitar isto, os parceiros buscam um investidor que aceite cobrir o déficit.

– Há um buraco no fluxo de caixa e vamos buscar um meio de cobrí-lo. Mas não é de uma hora para outra. Nossa empresa é muito grande. Preciso de vários consentimentos – disse Jöschen Lösch, presidente da UFA.

Nesta semana, quando vence o salário de dezembro, os jogadores passam a ter direito de cobrar na Justiça o atestado liberatório.
Vencida esta etapa, a UFA passará a cuidar de todos os projetos de marketing do Fluminense. O contrato tem duração de três anos.

A empresa será remunerada somente se conseguir receitas extras para o clube. Por exemplo, só ganhará dinheiro na renegociação dos contratos com Adidas e Unimed caso os renove por valores mais altos ou se conseguir novos patrocinadores que paguem mais. O objetivo é aumentar a receita do clube com novos investidores e com venda de produtos.


Detalhes da parceria

O que é a UFA?Recentemente, a fusão com o Canal Plus originou a maior empresa de marketing esportivo do mundo. Presta serviços para mais de 300 clubes, como o Borussia Dortmund, e 40 federações nacionais de futebol, além de trabalhar para equipes de Fórmula-1 e atletas de diversas modalidades.

Primeira etapa: A UFA se compromete, em três meses, a quitar os salários atrasasdos. Caso contrário, o Fluminense pode romper a parceria.

Duração total: Três anos.

Função da UFA: Negociar todos os contratos de marketing do Fluminense e desenvolver novos projetos com a marca do clube, buscando aumentar as receitas.

Remuneração: A UFA ganhará um percentual sobre o aumento de receitas que gerar no clube.

Direitos de TV: Como o clube tem contratos negociados pelo Clube dos 13, foram excluídos na parceria.

Centenário: A UFA tem o compromisso de conseguir um jogo na Europa contra um clube de peso.

Futebol: O Fluminense busca investidores para transformar o futebol em S/A.