Marketing e Suor

Abril 2009

Com a "Globalização", que impulsiona o mercado de países de primeiro mundo, mas ao mesmo tempo camufla o que verdadeiramente deveria ser, já que no Brasil é fácil encontrar diversas redes de comidas americanas, mas não conseguimos encontrar, por exemplo, com uma baiana vendendo acarajé na Broadway em Nova Yorque, ou quem sabe as famosas tapiocas de Alagoas sendo comercializadas antes de musicais como Mamma Mia. Mas se o efeito globalizar não adentra nosso mercado com veemência e constância, atitudes e ações de marketing vêm salvando grandes empresários, pequenos comerciantes, além de profissionais em diversas áreas, e colocando em um patamar mais elevado aqueles que conseguem executar suas estratégias de Marketing, sejam elas pessoais ou empresariais. Entretanto, em um mundo competitivo e exigente, é preciso suar a camisa literalmente e colocar seus conhecimentos em ação deixando de lado a teoria adquirida nas universidades e partir para execução, é nessa hora que descobrimos quem somos e até onde podemos ir, advertsing, gifting, branding, trade marketing quando sai dos livros e entra no corpo a corpo com cliente é nesta hora que aparece o suor, após alguns minutos de persuasão fica claro que sem atitude, sem um plano B na mente e auto-estima, todo aprendizado fica pobre. Portanto, ficar antenado em tudo que for possível, ter um plano operacional e estratégico, saber o máximo possível sobre o seu cliente, criar um perfil operacional, definir metas, transpirar muito, é esse o marketing que funciona.

 

Eduardo Acioli é consultor em Marketing Esportivo, Dir. de Marketing da Federação Alagoana de Judô*, Federação Alagoana de Futebol de Salão, Idealizador dos projetos: “ Um Kimono para transformar” e Atleta Solidário, Palestrante e diretor da EA Marketing Esportivo.

* Escolhida pela imprensa como a maior modalidade de expressão em mídia em 2008.
E-mail: eduacioli@hotmail.com