Motorola lança celular em parceria com a Ferrari

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Fernando Trein

02 de julho de 2008

O licenciamento é uma das ferramentas mais poderosas do marketing esportivo. Fora do país, clubes e eventos esportivos sabem como ganhar dinheiro com ele, principalmente com produtos de maior valor agregado. Prova disso é o novo lançamento da Motorola.

Não se pode dizer que trata-se de um simples licenciamento. Na realidade é mais interessante falarmos de uma estratégia de co-branding, ou seja, quando duas marcas unem as suas competências distintas em torno de um produto ou serviço. Foi o que fizeram a Motorola e a Ferrari no lançamento do novo aparelho Motorazr2 V9 Ferrari Special Edition (confere a foto ao lado). O modelo apresenta características únicas para quem deseja distinção, como design diferenciado e acabamento metálico, além de detalhes na cor vermelha e o tradicional cavalo da escuderia italiana. Do ponto de vista tecnológico, o aparelho utiliza o sistema 3G e CrystalTalk, que melhora a qualidade do áudio quando há excesso de ruídos em ambientes. Na seção de jogos do celular é possível encontrar o Ferrari World Championship, game produzido pela Gameloft alusivo à marca italiana. O preço do novo aparelho não foi divulgado, mas acho que vai vender muito bem no mercado. O lançamento faz parte da estratégia da Motorola de oferecer ao mercado 10 novos modelos até o terceiro semestre deste ano. Além do modelo com o logotipo da Ferrari, a empresa também está lançando outro aparelho em parceria com a Kodak.

O contrato do São Paulo com a Warner Bros para o licenciamento de produtos do clube permite uma série de ações de co-branding, pois são comercializados bonecos do coelho Pernalonga com a camiseta do São Paulo, além de outros personagens. Os dois exemplos são uma prova do potencial de negócio que isso pode gerar aos clubes e organizadores de eventos esportivos.