Sony aposta no marketing esportivo para manter hegemonia

03/07/2008

Portal Fator Brasil

São Paulo – A Sony investe no marketing esportivo para manter a liderança no mercado de filmadoras. A empresa patrocina o barco Handycam, um dos favoritos para o título da Rolex Ilhabela Sailing Week. O evento, principal competição de vela de oceano da América Latina, será entre os dias 6 e 12 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

“Precisávamos falar com um público esportivo de alta performance. Após meses de pesquisas, a vela ficou em primeiro lugar por se tratar de uma modalidade plasticamente bonita, que ressaltaria bastante a qualidade de nossos produtos”, disse Fernando Salomão, gerente da Linha de Filmadoras Handycam.

Em um ano de existência, a parceria apresentou ótimos resultados, com aumento na quantidade de vendas de filmadoras. Os produtos tiveram sua imagem ampliada e acabaram relacionados a um público extremamente qualificado pessoal e profissionalmente.

Para a Rolex Ilhabela Sailing Week, a Sony aposta em uma parceria com mais de 20 hotéis da região, onde serão realizadas as ações de test drive dos produtos. Uma grande estrutura de promoção será montada para realizar o empréstimo de filmadoras durante todo o dia. Os hóspedes poderão filmar o seu lazer e as regatas ao longo da semana.

“Atualmente temos as ações de test drive em diversos segmentos. O consumidor leva varias mídias para poder registrar seus momentos. O resultado está muito bom, pois o consumidor tem o contato com o produto e com a tecnologia oferecida, tirando o pensamento de que usar filmadora é algo difícil, complicado ou ultrapassado”, disse Salomão.

A Sony também terá uma equipe de cinegrafistas e fotógrafos em Ilhabela. Eles captarão todos os movimentos da tripulação do Handycam, para a elaboração e divulgação de material promocional que será usado nas lojas e publicidades da empresa.

“Pela alta qualidade de fotos e vídeos feitos, viramos referência para muitos veículos de comunicação, que sempre buscavam nosso material. Temos um ótimo relacionamento com os principais veículos do meio náutico, o que nos ajudou bastante com a divulgação e expansão da marca para o publico alvo”, comentou Salomão.

A tecnologia das filmadoras da Sony também é usada para aprimorar o desempenho do Handycam. O barco conta com três câmeras que registram os movimentos, estratégias e performance da equipe. As imagens são analisadas em uma posterior visualização das táticas adotadas, que são corrigidas ou aperfeiçoadas.

O investimento da Sony na vela também obtém sucesso na área esportiva, com ótimos resultados nas principais competições do país. Comandado por Marcos Ferrari, o Handycam foi bicampeão do Warm-up Semana de Vela em 2007/2008, campeão do Circuito Rio e do Circuito Ilhabela, vice na Semana de Vela de Ilhabela em 2007, e Fita Azul na Regata Volta Ilhabela e na Regata Ubatuba-Ilhabela deste ano.

“Estamos otimistas para a Semana de Vela deste ano porque praticamente mantivemos a mesma equipe do ano passado e temos agora um barco que já venceu a competição quatro vezes. O grupo comandado pelo Ferrari é de alto nível e vai lutar muito pelo título do mais importante evento de vela da América Latina”, afirmou Salomão.