Kappa amplia seu share no mercado esportivo

12/02/2008

Revista Fator


Marca italiana registra em 2007 seu ano de melhor desempenho no Brasil.

Não são poucos os motivos para a Kappa Brasil comemorar o fechamento do ano de 2006. Durante o período, a marca fortaleceu sua presença no mercado esportivo, principalmente nas regiões sul e sudeste, registrando um crescimento de 20% no faturamento, em relação ao ano de 2006.

O aumento na demanda não foi para atender apenas o mercado nacional. A Kappa Brasil atua como um dos mais importantes pólos fabris, exportando cerca de 8% da sua produção para a Argentina, Venezuela, Paraguai, França e, até mesmo, sua matriz italiana.

Marketing esportivo - Entre as grandes estratégias da marca no Brasil, está o forte investimento em marketing, principalmente com foco na identificação da marca com seus públicos-alvo. A maior parte dessa verba, que nesse ano teve um aumento de 10%, é destinada a patrocínios de Clubes, atletas e instituições ligadas ao esporte. Além de manter o apoio aos times de futebol dos clubes do Botafogo e Avaí, a Kappa voltou, nesse ano, a patrocinar o time de basquete de Franca.

Empreendedorismo - Uma das novas iniciativas da Kappa em 2007 foi explorar sua penetração no mercado jovem, e, para isso, lançou a grife Robe Di Kappa, com um conceito mais urbano e fashion. Com essa nova marca, que já está presente em mais de 30 países, a Kappa espera ganhar ainda mais força e mais alguns milhões. Somente nos últimos meses, a nova grife faturou R$5 milhões. A meta para o próximo ano é que a RDK supere em muito esse número, pois a coleção Outono/Inverno 2008 promete ser ainda mais ousada e glamurosa.

Planos para 2008 - Em ritmo de bons resultados, a marca tem planos ambiciosos para o próximo ano. A Kappa acaba de fechar contrato com a Agência Santa Clara, que será responsável pela publicidade da grife. Campanhas promocionais e contratação de garota propaganda estão entre as ações previstas para 2008.

Por meio desses investimentos, a Kappa prevê um crescimento de 25% na sua linha de produtos e pontos-de-venda, representando um aumento de 20% em seu faturamento.

Perfil da Kappa - A Kappa, marca italiana multiesportiva, presente no Brasil desde 1995, pertence ao Grupo Dass Dilly Clássico, importante grupo especialista na gestão de marcas esportivas.

Com uma gestão de reconhecido padrão internacional, o grupo Dass Dilly Clássico, compreende 10 unidades fabris distribuídas estrategicamente por todo o Brasil, que fabricam, comercializam, atendem e entregam produtos que são sinônimo de qualidade, confiabilidade e alta tecnologia. Contando com mais de 9.000 colaboradores, o Grupo Dass Dilly Clássico comercializa anualmente mais de 10 milhões de peças de artigos esportivos das marcas Kappa, Fila, Try On e Umbro, contabilizando um faturamento médio de 500 milhões de reais ao ano.

Atuando junto a atletas e equipes consagradas, a Kappa é responsável pelo uniforme oficial de importantes clubes do futebol mundial, como Real Betis, da Espanha, Werder Bremen, da Alemanha, e Botafogo, do Brasil. Entre seus patrocinados, estão também a Formula Academia, a tenista espanhola Conchita Martinez e os times italianos de vôlei, Pallavolo Chieri, e da Seleção de Rugby. No futsal brasileiro, acompanha de perto o vitorioso John Deere.

Diferenciada também em suas parcerias, a marca apóia diversos projetos esportivos de instituições de ensino superior, relacionando-se com um público caracterizado pela informação e pelo padrão de exigência. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, lançou sua primeira concept store no Brasil. No total, já são mais de mil lojas do gênero em todo o mundo, além de nove gigastores e 32 small shops.

A busca por novas tecnologias é outra constante da diferenciada Kappa. São tecidos que simulam as reações do nosso organismo, solados que oferecem amortecimento, estabilidade e propulsão, peças que garantem maior proteção contra os raios ultravioleta. É pioneira no Brasil, no emprego da nanotecnologia em confecções esportivas, dando perenidade às propriedades bactericidas dos tecidos e garantindo a sensação permanente de higiene e frescor.