Investimento em publicidade na Copa é de 2,7 bilhões de euros

05/03/2006 - Folha de SP

Adalberto Leister Filho

Não é só o Alemão que tem ganhos milionários no ano da Copa. O mercado publicitário do país ficou superaquecido por causa do Mundial. As empresas locais gastarão 2,7 bilhões de euros (R$ 6,87 bilhões) em anúncios ligados ao torneio.

Segundo o diário econômico "Handelsblatt", haverá gasto de R$ 17,8 bilhões em anúncios no mundo todo. "É um investimento com retorno garantido diante das proporções que assume o evento", opina Marcus Pfeil, analista da publicação.

Apesar disso, os experts em marketing do país acreditam que apenas 20% das empresas que anunciam alcançarão sucesso com os consumidores. "Entre essas companhias estarão os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo", comenta Hartmut Zastrow, diretor da consultoria Sport und Markt.

Só 15 patrocinadores oficiais e seis companhias alemãs irão pagar R$ 1,782 bilhão à Fifa pelo direito de vincular suas marcas ao Mundial. É o caso de multinacionais como McDonald's, Adidas e Coca-Cola.

A empresa alemã de material esportivo desembolsou R$ 114,6 milhões pela licença da Fifa. Além disso, gastará outro tanto na comercialização de produtos ligados ao Mundial.

A Fifa, por sua vez, diz que o setor de artigos esportivos terá ganho adicional de R$ 2,5 bilhões por causa da Copa.