Administração do Atlético é tratada em livro francês

 

TudoParaná 09/06/2005

 

O modelo administrativo criado pelo Atlético para gerir suas ações, nos últimos dez anos, ganhou destaque numa das mais importantes publicações de Marketing Esportivo do mundo. O livro "Marketing no Futebol: Uma perspectiva Internacional", desenvolvido por especialistas franceses no mercado do futebol.

A obra reúne artigos e estudos sobre o planejamento desportivo no futebol mundial e possui um capítulo especialmente dedicado ao futebol brasileiro. A organização do texto foi feita pelo especialista em gestão desportiva, Grégory Bolle e pelo âncora das conferências da Universidade de Paris, Michel Desbordes.

O Atlético é uma das principais referências no texto. Sob o título "Le foot-business au Brésil, un modèle de gestion original: application au club de I'Atlético-PR" (O Negócio do futebol no Brasil um modelo de gestão original: Aplicação do Clube Atlético Paranaense), os autores dedicam 14 páginas à descrição e avaliação do planejamento desenvolvido e aplicado pelo clube na gestão do futebol. A composição do artigo ficou a cargo do consultor de marketing esportivo, professor Amir Somoggi.

As primeiras páginas do capítulo montam um amplo painel sobre o futebol brasileiro, tratam de questões como a legislação desportiva (Lei Pelé, Lei Zico, Estatuto do Torcedor), o mercado televisivo e a necessidade da criação de projetos para alavancar o negócio do futebol no país. Da metade do capítulo em diante o tema passa a ser "O exemplo brasileiro: O Clube Atlético Paranaense".

O livro faz uma análise completa do clube, trazendo informações precisas sobre história, títulos, estrutura e, principalmente, o modelo de gestão aplicado nos últimos anos.

Com gráficos e estatísticas que mostram o crescimento do Atlético no cenário nacional e internacional, os autores enaltecem cada uma das etapas do processo de reestruturação do Rubro-Negro. O texto destaca a importância da internacionalização do clube, num momento de intensa expansão dos investimentos no mercado do futebol.