Berçário de campeões

 

Berçário de campeões

Kart é a escola dos principais pilotos do automobilismo mundial


Trazido para o Brasil pelos irmãos Fittipaldi, na década de 60, o kart é a primeira categoria para quem almeja se tornar um piloto de Fórmula 1. Dos kartódromos brasileiros saíram pilotos consagrados internacionalmente como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Nelson Piquet, entre outros. Isso sem contar pilotos estrangeiros como o heptacampeão do mundo Michael Schumacher. Este esporte é também uma excelente "vitrine" para as empresas que desejam patrocinar os novos talentos da velocidade.

O kart é um esporte extremamente profissional e além de gerar muitos empregos, movimenta uma agitada concorrência entre os fabricantes dos equipamentos usados na competição, como chassis, motores, pneus etc. Também, a medida que o esporte se desenvolve, novos canais de comunicação são criados. Isso gera a cada ano, mais e mais meios de divulgar o kart e consequentemente, esses veículos transformam o esporte numa grande vitrine para os patrocinadores dos pilotos.

Dentre as empresas que já viram nos kartódromos uma grande oportunidade de obterem um retorno de mídia diferenciado, um bom exemplo está nos patrocinadores do piloto Leonardo Cordeiro, de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Com apenas 14 anos de idade, Leonardo compete por uma das estruturas mais profissionalizadas do Brasil, buscando, além do aprendizado técnico e de bons resultados nas pistas, garantir um excelente retorno aos patrocinadores que investem na sua carreira. Hoje, a carreira de Leonardo Cordeiro já conta com quatro patrocinadores de peso: Mahle, Orion, Minoica e FedEx.

Empresas que atuam no mercado de autopeças, como Mahle e Orion, viram no patrocínio a possibilidade de potencializarem a divulgação de sua imagem, bem como eventualmente desenvolver novos produtos com apoio da equipe do piloto. Já a Minoica e a FedEx, parceiras no mercado de logística, uniram forças nesse projeto de marketing esportivo e conjutamente desfrutam dos benefícios de divulgação proporcionados pelo patrocínio no kartismo.

Além de um bom chefe-de-equipe e do auxílio de mecânicos competentes, hoje em dia um bom piloto de kart também conta com o suporte de uma estrutura voltada para dinamizar as ações de marketing relacionadas a sua carreira. Leonardo Cordeiro com o apoio de empresas especializadas - Extrabold Sports e Lecor Sporting -, que são responsáveis pelas atividades de divulgação e formação de imagem, além do gerenciamento da carreira do piloto.

Não é a toa que, ainda que aos poucos, as empresas comecem a perceber o potencial de crescimento desse esporte em todos os sentidos: público, profissionalização, interesse, meios de comunicação especializados. Um nicho comercial que detém muita gente e que pode render bons frutos à empresa, além, claro de pode ligar sua marca ao nome de um futuro campeão mundial de Fórmula 1.

---------

Extrabold Sports
Texto: Ricardo Belussi
Contatos: Alexander Lopes
(11) 3841.9691 / 8179.7602
sports@extrabold.com.br