Real é o time mais valioso

Esportes- Jornal da tarde
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2004


Real é o time mais valioso

Equipe de Zidane, Figo, Ronaldo e Beckham ultrapassou o Manchester United, em termos de impacto da marca

O Real Madrid já é o time mais valorizado do mundo. Superou o Manchester como a primeira marca do futebol em todos os continentes. E seu impacto sociológico está no mesmo nível da Coca-Cola e da Igreja Católica, segundo estudo elaborado pela empresa Landor Associates, da Espanha. A pesquisa foi publicada pelo diário esportivo AS, de Madri.

A Landor ouviu 10 mil pessoas na Itália, França, Alemanha, Espanha, México, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Japão e Reino Unido."Os especialistas de marketing consultados concluem que agora a diferença valorativa entre o Real e Manchester, depois das contratações de Ronaldinho e Beckham, aumentou em favor do clube espanhol", assinalou o AS.

Desde que Florentino Pérez assumiu a presidência do Real, há três anos, o clube expandiu sua marca por todo o mundo. Pérez adotou a política de levar uma grande estrela por temporada. Começou com Figo, depois Zidane, Ronaldo e Beckham. Ontem, a Inter de Milão admitiu interesse em trazer Ronaldo de volta. O atacante havia deixado a Inter em 2002.