Nelsinho trocou os feijões pelo software


Quarta-feira, 17 de julho de 2002 - Jornal da Tarde


Nelsinho trocou os feijões pelo software

O técnico lançou ontem o Táticas 1.0, programa de computador que ajuda a simular situações de jogo, muito parecido com outro utilizado pelo seu colega Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras. Nelsinho garante que a idéia original é sua. A arrecadação com a venda será doada a entidades beneficentes


O técnico Nelsinho Baptista, que no primeiro semestre dirigiu a equipe do São Paulo, lançou ontem na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, o programa de computador Táticas 1.0, desenvolvido por ele para auxiliar profissionais do esporte. O Táticas 1.0 permite que o treinador simule na tela do computador situações de jogo e explique aos atletas o que pretende em campo. "Em mais de 30 anos de carreira, vi palestras feitas com feijões, com botões, na prancheta e no quadro-negro. Agora chegou a hora da informática ajudar os técnicos a fazer sua preleções", afirmou Nelsinho.

O programa é bastante parecido com o que o técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, utiliza e costuma demonstrar em debates esportivos de televisão.

Nelsinho, porém, conta que a idéia original é dele. "O primeiro software de táticas de futebol, o Tático3D, foi criado por mim e pelo Wilson Coimbra (ex-auxiliar técnico de Nelsinho) em 1996, mas na época não demos muito valor", lembra o treinador, que preferiu não fazer comentários sobre o programa do técnico palmeirense, que é tão parecido com o seu.

Nelsinho diz que não lançou o programa antes porque ainda não estava completamente pronto. Sua própria atividade como treinador dificultava o desenvolvimento do software. "Depois que saí do São Paulo, aproveitei o tempo livre e melhorei o programa, além de acrescentar outros esportes.

Agora ele está pronto para o mercado. Mas a intenção é desenvolver ainda mais e no futuro lançar a versão 2.0, talvez com mais esportes."

Desenvolvido por uma parceria entre a Nelsinho's Sports (empresa de marketing esportivo fundada pelo técnico há três anos) e a Livraria Saraiva.

Custa R$ 250.


Sem preocupação com lucro

E, para mostrar que a polêmica com Luxemburgo não envolve preocupação financeira, Nelsinho afirma que todo dinheiro arrecadado com a venda do Táticas será revertida a entidades filantrópicas. "Tivemos a idéia ontem (segunda-feira). Esse trabalho nunca objetivou a arrecadação de dinheiro e sim o desenvolvimento do esporte." Além de futebol, o programa faz simulações de outras quatro modalidades - vôlei, basquete, handebol e futsal - e tem versões em cinco línguas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

Enquanto explicava o funcionamento do software, Nelsinho deixou claro que o programa não contém táticas desenvolvidas por ele. Segundo o treinador, cada usuário deve criar suas próprias situações de jogo. "O programa não contém respostas prontas. O treinador que o utiliza tem ferramentas para criar uma infinidade de jogadas", contou. O programa também tem um banco de dados e a Nelsinho's Sport pretende cadastrar todos os técnicos que comprarem o produto para troca de informações. "A idéia é armazenar uma grande quantidade de variações táticas. Já pensou se pudéssemos juntar todas as táticas utilizadas pelo Telê e pelo Zagallo e aprender com elas?"

Além de treinadores de futebol e outros esportes, Nelsinho acredita que o programa também pode servir para professores de escolinhas de futebol e para universidades. O software é vendido apenas nas Livrarias Saraiva.


GUILHERME CARVALHO